Skip to main content

Greg (Grzegorz) Hajdarowicz

Fundador

Greg (Grzegorz) Hajdarowicz

Greg Hajdarowicz é graduado pelo Instituto de Ciências Políticas da Faculdade de Direito da Universidade Jaguelônica de Cracóvia.

Como estudante, na década dos anos 80, era um opositor ativo ao sistema totalitário na Polônia. Em 1988, com apenas 23 anos de idade, fez um discurso como representante da Polônia durante a grande manifestação das Nações Escravizadas contra o comunismo, que ocorreu em frente ao Congresso Americano em Washington durante a visita de Michail Gorbachov aos Estados Unidos. No final dos anos 80, viveu e trabalhou nos Estados Unidos.

Após regressar à Polônia, com um mercado livre emergente, investiu as suas poupanças de US$ 6.000 em um empreendimento comercial, e em 1991 fundou uma empresa farmacêutica, a Gremi, que inicialmente especializou-se em distribuição de produtos farmacêuticos. A empresa expandiu-se rapidamente abrangendo todo o país. Em 1990-1994 ocupou igualmente o cargo de vereador da cidade de Cracóvia, provavelmente o mais jovem vereador da Polônia. Em 1994, a Gremi diversificou os seus negócios para projetos em desenvolvimento e investimentos na Bolsa de Valores de Varsóvia. A reestruturação de empresas insolventes tornou-se outra linha de negócios em 1996. Os ativos da empresa incluíam: fábrica de máquinas agrícolas, gráfica, fábrica de material bélico, sete fábricas de móveis, empresa de dragagem com vinte e cinco embarcações, fábrica de engenharia eletrônica que implementou um sistema de votação para o Parlamento polonês, e um sistema de saúde com 5,5 milhões de cartões com chip e 24.000 dispositivos de leitura de dupla ranhura. Em 2002 a holding industrial criada pelo Greg Hajdarowicz empregava mais de 2.500 pessoas. Posteriormente, essas empresas foram vendidas a investidores industriais e a Gremi concentrou-se em investimentos de capital e imobiliários.

Como parte do negócio imobiliário, surgiu uma abordagem que procurava criar um novo valor, atendendo às necessidades locais, ao mesmo tempo fomentando a atividade cultural. Um exemplo é a revitalização do distrito industrial de Cracóvia e a doação pela Gremi das instalações da antiga fábrica de antes da II Guerra Mundial, onde Steven Spielberg filmou a sua famosa Lista Schindler. A cidade decidiu usar o complexo para criar dois museus: o Museu Schindler's Factory, dedicado aos trágicos anos do Holocausto e o Museu de Arte Moderna. Estes dois projetos proporcionaram um estímulo para novos investimentos que alteraram profundamente este antigo distrito industrial no coração de Cracóvia, até então negligenciado.

A indústria cinematográfica tem sido outra linha de negócios do Greg Hajdarowicz já há vários anos. A sua empresa americana, Gremi Film em Los Angeles, produziu sete filmes desde 2003, incluindo três filmes poloneses (Anjo Apaixonado, Abaixo da Superfície e Hania) e três cooproduções internacionais: Nightwatching de Peter Greenaway, Carmo Hit the Road de Murilo Pasta (indicação ao Festival de Sundance 2009, Prêmio do Público do Festival de São Paulo) , City Island de Raymond de Felitta com Andy Garcia, que ganhou o Prêmio do Público no Festival de Cinema Tribeca em Nova York em 2009 e Safe Inside (2019) de uma diretora polonesa Renata Gabryjelska.

Em 2009, a Gremi investiu igualmente num projeto único no Brasil ao comprar a Fazenda Estrela, uma área de 2.347 hectares com uma praia de 6,5 km de extensão. Após vários anos de esforço, foram obtidas licenças ambientais para a construção de hotéis e um parque tecnológico numa área de mais de 930.000 metros quadrados. O Greg Hajdarowicz iniciou o Festival Internacional de Cinema em Baia Formosa FINC, um Festival de Cinema Independente ao ar livre que acontece todos os anos no final de novembro e inicio de dezembro em Baía Formosa. Desde a sua primeira edição em 2010 vem crescendo e é considerado hoje, como um dos mais conceituados Festivais de Cinema do Nordeste do Brasil com apoio do setor público (Governo do Estado do Rio Grande do Norte e autoridades locais do município), grandes empresas privadas (COSERN, Cabo Telecom), Universidades (IFRN) e com uma cooperação já estabelecida com o Off Camera Festival de Cracóvia, Polônia.

A aquisição em 2009 do semanário Przekrój, marcou o início de um empreendimento no setor de mídia. Hoje a Empresa é proprietária do Rzeczpospolita, o jornal mais influente da Polônia. O seu portfólio de mídia inclui também a E-Kiosk SA, que é a maior distribuidora independente de todos os títulos de imprensa publicados na Polônia (cerca de 550 títulos), além de e-books e audiolivros.

Em 2017 o grupo de capital foi ampliado graças a um novo investimento - um moderno estúdio de pos-gravação de filmes e som, onde se pretende criar um centro de entretenimento e educação com o desenvolvimento das tecnologias VR e AR. O Greg Hajdarowicz e a sua equipe estão trabalhando na criação de uma cadeia internacional de 13 parques temáticos Alvernia Planet Citizenship Network.

Awards and honours:

  • 1999 – o prêmio Krakowski Dukat conferido pela Câmara de Comércio e Indústria de Cracóvia em reconhecimento pelos excelentes resultados econômicos e a capacidade do premiado em compartilhar os seus sucessos com o ambiente no qual opera.
  • 2011 – o prêmio Wektor conferido pela Organizaçao dos Empregadores da República da Polônia (em reconhecimento a sua paixão e perseverança na construção de um mercado de mídia independente na Polônia baseado em tecnologias modernas. Pela transição em massa dos leitores para a realidade virtual. Pela sua eficiência empresarial e responsabilidade cívica".
  • 2016 – A Cruz do Cavaleiro da Ordem do Renascimento da Polônia, a mais alta condecoração estatal recebida do Presidente Bronisław Komorowski "por uma notável contribuição à transformação democrática na Polônia"..
  • 2018- participante da reunião internacional de Bilderberg.
  • 2020 – A Ordem de Rio Branco (Oficial), uma ordem honorífica do Brasil, intitulada em homenagem ao José Paranhos, o Barão do Rio Branco, um diplomata brasileiro.

  • 2021 – A Cruz da Liberdade e da Solidariedade, uma condecoração em reconhecimento de suas atividades como membro da oposição democrática entre 1956 e 1989 em prol de uma Polônia livre e democrática.

  • 17º lugar no ranking dos Líderes Empresariais 2021 segundo a edição polonesa da Forbes.

Cônsul Honorário da República do Brasil..

Membro da Câmara Americana de Comércio (Amcham).

Membro da Mesa Redonda Empresarial da Polônia.

Fundador e principal acionista da GREMI International.